12 de agosto de 2011

213 anos da Revolta dos Búzios














Hoje completam-se 213 anos desde a Revolta dos Búzios, também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, ocorrida em 1798.

Importante lembrarmos o protagonismo do povo negro na luta pela democracia, libertação dos escravos e igualdade de direitos no Brasil.A partir de março deste ano, os nomes dos quatro heróis negros condenados ao enforcamento pela liderança no movimento (João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas de Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga) figuram no Livro dos Heróis Nacionais.

Em Salvador, no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, nesta sexta-feira os heróis negros serão homenageados na exposição interativa "Revolta dos Búzios, Heróis Negros do Brasil", que apresentará, para visitação até domingo (14), documentos textuais, manuscritos e livros raros sobre a temática.

Serão expostas também, biografias dos heróis e réplicas dos “boletins sediciosos” afixados nas ruas de Salvador pelos líderes do movimento. Na ocasião, será lançada uma cartilha com textos e documentos históricos sobre a revolta, além de selo e carimbo comemorativos aos ‘Heróis Negros do Brasil’, em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

Saindo do local onde os heróis foram enforcados, Praça da Piedade, até o Palácio Rio Branco, às 15h, uma caminhada será animada por grupos culturais,como os jovens da Escola Criativa do Olodum, e pela banda Tambores da Raça, comandada pelo cantor e compositor Adailton Poesia.

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/herois-negros-da-revolta-de-buzios-receberao-homenagens-dia-12-de-agosto/

"Animai-vos ,ó, bahiense, é chegado o tempo para a vossa ressurreição, sim para que ressuscitem do abismo da escravidão, para levantares a Sagrada Bandeira da Liberdade"
(Texto do manifesto colado nas portas das 12 igrejas do centro da cidade em 1798).

Saiba mais sobre a Revolta dos Búzios aqui.

Nenhum comentário: