11 de julho de 2013

Deputada Melinda Chan defende educação bilingue português-chinês em Macau


Da Agência Lusa
3 de julho de 2013
A deputada Melinda Chan afirma que o Governo da Região Administrativa Especial chinesa tem a responsabilidade de "encorajar os estudantes a aprenderem o português", que é "muito importante em Macau" e é Língua oficial juntamente com o chinês. 
A deputada Melinda Chan afirma que o Governo da Região Administrativa Especial chinesa tem a responsabilidade de “encorajar os estudantes a aprenderem o português”, que é “muito importante em Macau” e é Língua oficial juntamente com o chinês.
 
A deputada à Assembleia Legislativa de Macau, Melinda Chan, defendeu hoje [dia 3 de julho] que o Governo deveria incentivar os jovens do território a aprenderem português, através da promoção dos benefícios económicos da “Língua de Camões” junto dos residentes.
“O português é muito importante em Macau, antes de mais porque é uma Língua oficial, a par do chinês, e o Governo deveria encorajar os nossos alunos a aprenderem português, especialmente nas escolas”, afirmou a deputada em declarações à Agência Lusa, depois da apresentação da sua candidatura às legislativas de setembro.
Melinda Chan sublinha que o Ensino do Português é um tema pelo qual se tem batido no hemiciclo e garante que continuará a estar na sua lista de prioridades se for reeleita pela população.
Ao salientar que o Governo chinês definiu Macau como a plataforma entre a China e os países de Língua Portuguesa e que “muito dinheiro foi investido” nesta estratégia, a deputada constata que o Executivo local tem a responsabilidade de “encorajar os estudantes a aprenderem o português”.
“Encorajando a aprendizagem do português pelos nossos jovens, estamos também a dar-lhes oportunidades de emprego, porque, se falarem português e chinês, poderão, por exemplo, trabalhar em empresas chinesas que invistam nos países de Língua Portuguesa”, sustentou.

Nenhum comentário: