8 de fevereiro de 2012


Caríssimos amigos:

Repasso-vos um mail que acabei de receber do meu amigo João Crisóstomo, emigrante nos EUA e um especial amigo da causa de Aristides Sousa Mendes, o heróico diplomata português que em 1940 salvou mais de 30.000 pessoas do holocausto, como sabem.

Face à possibilidade de extinção da Fundação Aristides e da perda irremediável da Casa do Passal, muito gostaria que endereçassem o mail abaixo sugerido, ao chefe de Gabinete do Secretário de Estado adjunto do PM, a fim de se evitar uma perda irremediável.

Aqueles de nós que possuem blogues, também podem e devem divulgar.

Cordiais cumprimentos do
Jorge da Paz Rodrigues

Meus caros  amigos,
Vejo com satisfação que o assunto está a ser recebido com interesse e a dar  bons frutos.  Aqui nos US  a Fundação tem descoberto muita gente. Eu, por absoluta impossibilidade, não estou muito envolvido neste projecto , mas a Olivia mantém-me informado. Estou porém envolvido noutro projecto, de tentar dar a minha ajuda para que a Fundação e a Casa do Passal sobrevivam a decisão de escolha ( que era para ter lugar a 2 de Fev e que foi adiada para 24 deste mês. Iniciei e estou coordenando uma campanha  de pedidos por E amil ( e não só) de  várias partes do mundo nesse sentido. E de todos os que tenho contactado sei que têm chegado muitas mensagens a Portugal nesse sentido ( e alguns deles de pessoas muito relevantes   no meio social  e cultural  desses países.
Para aqueles de vocês que por acaso ainda não estão  neste projecto,,, podem juntar a vossa voz?  Todos somos poucos até termos a certeza de que a fundação não vai ser extinta e  e a Casa do Passal continua a ter chance de mais cedo ou mais tarde ser recuperada, como me disse  John Paul Abranches (em carta que conservo): " The Sousa Mendes family would like to see the old family home restored to what it used to be and dedicated as a Museum of Tolerance and Human dignity, dedicated to the victims of the Inquisition, World War II, the Holocaust, and other acts of intolerance.  Segue a  carta, em português e Inglês que tenho sugerido. Quem puder fazer mais e  divulgar/ pedir a outros  seja em facebook e outros" webs" seria óptimo. 
 Um obrigado e um abraço grande a todos vocês.
 João Crisóstomo

==========================================


O novo goveno português, para tentar controlar despesas, etc, resolveu, entre outras coisas, fechar todas Fundações que não sejam auto-suficientes,  que precisem da ajuda do estado para sobreviver. Entre estas  a Fundação Aristides de Sousa Mendes. Amigos e alguns familiares de Sousa Mendes têm-se mexido para eviatr isso e que o governo faça uma excepção, dado a natureza, importancia  de A Sousa Mendes   etc.
 Entre várias coisas que temos feito  é mostrar o interesse e vontade da Comunidade Internacional a este respeito. Por isso  sugerimos/pedimos  que de toda a parte do mundo cheguem a Portugal pedidos nesse sentido ( Eu mesmo tenho feito os meus contactos  do Vaticano à Argentina, Canadá à Eslovenia e Reino Unido...)  todos somos poucos enquanto a decisão a favor não tiver sido feita, O que será feito no dia 2 de Fevereiro pelo Dr. Marques Guedes.
Por isso, para facilitar, aqui vai esboço da petição a enviar por E mail  que pode servir de base,modificada conforme necessário ou, se quiserem, até basta só copiar e enviar.
Abraço grande,
João
====================
CARTA EM PORTUGUES
============================
Exmo Senhor
Dr. Marques Guedes
c/o Dr. Francisco José Martins
Lisboa- Portugal,
 Excelência,

       A antiga residência de Aristides de Sousa Mendes, «Casa do Passal», porque evoca os actos heróicos deste grande humanista, de que Portugal se deve orgulhar, é a todos os títulos Monumento de toda a Humanidade.

       Seria grande perda para a Humanidade que este espaço ruísse e daí também a importância da continuidade da Fundação Aristides de Sousa Mendes, detentora desse espaço e empenhada em homenageá-lo por acção empenhada de familiares e amigos desta causa.
       São estes os motivos que me levam a pedir a Vossa Excelência o favor da sua intervenção, para que a Fundação Aristides de Sousa Mendes e a Casa do Passal sejam alvo de medidas que assegurem a sua existência e recuperação.
       Com os meus respeitosos cumprimentos, e consideração,

xxxxx (nome)


FAVOR MANDAR O E MAIL PARA :

Um comentário:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

O meu enorme BEM HAJA, como simples amigo da causa de Aristides, o Justo.