30 de julho de 2013

Para embaixador português, o crescimento da língua “é imparável”

O embaixador Álvaro Mendonça e Moura (Embaixada de Portugal)
importância geoestratégicados países que falam o português vai ajudar o idioma a crescer no mundo. A estimativa partiu do novo embaixador de Portugal junto às Nações Unidas.
Em entrevista à Rádio ONU, Álvaro Mendonça e Moura lembrou que o português está presente em todos os continentes com um destaque para África, que concentra cinco nações de língua portuguesa.
Mundo Diferente
Para o embaixador a demografia lusófona é jovem e está em pleno desenvolvimento. “A importância crescente do português é imparável. Mesmo que não fizéssemos nada, ela ia se verificar. Ou seja, nós temos o tempo a correr a nosso favor. Basta olhar para as projeções demográficas a longo prazo para nos darmos conta de como o mundo vai ser diferente.”
Especialistas afirmam que até 2050, o português terá mais de 300 milhões de falantes nativos, 50 milhões acima do número atual de pessoas que utilizam o português como primeira língua.
Ásia
Segundo o embaixador, o mais novo país de língua portuguesa, Timor-Leste, ajuda a ampliar a presença do idioma até a Ásia, uma condição vital para o aspecto global da língua.
“Ora o português está na Europa, onde nasceu. Está em África, onde temos o maior número de países lusófonos. Está na Ásia com o Timor-Leste, mas também em Malaca, em Macau, para já não falar de outras comunidades mais pequenas, e está obviamente na América Latina, onde reside o maior número de falantes. Ou seja, é uma língua de dimensão mundial.”
A promoção do português como idioma internacional é uma das prioridades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A entidade também se ocupa de aumentar a utilização do português em organizações internacionais como as Nações Unidas.
A medida é parte de uma estratégia de promoção, proposta durante a presidência rotativa de Portugal no bloco em 2008, e endossada por todos os países-membros da CPLP.
Esta matéria foi originalmente publicada pela ONU Brasil.

Um comentário:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Salve Álvaro!
Habemus Embaixador!
Até que enfim: um verdadeiro Embaixador da língua Portuguesa!