22 de setembro de 2013

Chamada de Trabalhos
IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias
28, 29 e 30 de abril, 2014
Aveiro, Portugal
+ info: http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/
1. Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias – Descolonizar o pensamento
Descolonizar o pensamento hegemónico onde quer que ele se revele, não pode deixar de implicar as academias, centros de produção do saber e do conhecimento da realidade cultural, política e social, centros a partir dos quais pode e deve ser estabelecida uma práxis que alie o conhecimento científico a uma ação transformadora das realidades sociais, ou, mais do que isso, uma práxis efetivamente inserida nessas realidades. É essa dimensão política da ciência, no sentido de uma ciência que se institui como ação na pólis, como prática que re-imagina e transforma o mundo que o Programa Doutoral em Estudos Culturais UA/UM pretende imprimir a este IV Congresso Internacional.
Uma reflexão pós-colonial no contexto lusófono não pode evitar o exercício da crítica às antigas dicotomias periferia/centro; cosmopolitismo/ruralismo, civilizado/selvagem, negro/branco, norte/sul, num contexto cultural de mundialização, transformado por novos e revolucionários fenómenos de comunicação, que têm também globalizado a marginalidade. Um tal projeto implica, em nossa opinião, trabalhar a ideia de que colonialismos e pós-colonialismos marcam as culturas e as histórias de colonizadores e colonizados, misturando, de diferentes formas, os seus ‘destinos’. Não há colonialismos nem pós-colonialismos iguais. Cada qual tem de reconstruir, conhecer, simbolizar e integrar a sua própria história e definir sentidos possíveis de futuro. Também não há como não o fazer, pois o ‘destino’ que em comum nos coube, para o melhor e o pior, é um dado com o qual podemos e devemos pensar o futuro.
O que será decisivo neste projeto é descolonizar a cultura, o pensamento, as práticas sociais, a política e a ciência: uma tarefa que cabe a colonizados e colonizadores. Em nosso entender, esta é uma das tarefas candentes no processo de re-imaginação da Lusofonia, que passa, atualmente, pela procura de um pensamento estratégico rumo a uma reflexão e a uma práxis descolonialista.

2. Organização das sessões
O IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias acolhe duas modalidades de apresentações: as Conferências e as Tertúlias.
2.1. As Conferências
As Conferências serão proferidas por convidados cujo trabalho científico se revista de notório reconhecimento nacional e internacional. Terão lugar no auditório do Museu de Aveiro. Os horários e os temas poderão ser consultados no site do IV Congresso.
2.2. As Tertúlias
A tertúlia será o formato de eleição das sessões deste Congresso. A ideia é proporcionar uma versão mais interativa das tradicionais sessões paralelas, com menos trabalhos expostos em simultâneo e maiores possibilidades de aproximação e discussão entre os autores e demais participantes. Cada tertúlia será organizada em torno de um tema e composta por até 5 trabalhos que o abordarão a partir de diferentes perspetivas.
O tempo máximo de apresentação dos trabalhos será de 10 minutos, seguindo-se um período de discussão mais alargado. O modelo de cada apresentação fica a cargo de cada conferencista, sendo incentivada a criatividade e a multiplicidade de formatos. Não há obrigatoriedade de utilização de powerpoints e não haverá projeção de imagens por data-show. Solicitamos a todos os conferencistas que nos enviem as imagens que desejarem compartilhar na apresentação, sejam slides, vídeos, fotografias, etc., até ao dia 30 de janeiro. Elas ficarão disponíveis online no site do IV Congresso e poderão ser visualizadas durante as sessões. Para o melhor andamento dos trabalhos, sugerimos a todos que tragam os seus próprios computadores portáteis.
As submissões de trabalhos deverão ser feitas em português ou em inglês (veja o item 2.2.2), mas todas as línguas serão bem-vindas e poderão ser utilizadas para apresentar trabalhos nas tertúlias. Para tornar possível a comunicação no contexto multicultural em que nos encontraremos, solicitamos, a todos os autores que entreguem uma versão inglesa dos textos até ao dia 30 de janeiro de 2014 (quando esta não for a língua adotada na submissão da proposta). Esta solicitação prende-se com a necessidade de nos fazermos compreender pelos conferencistas de diversas nacionalidades e diferentes línguas maternas. Os textos ficarão disponíveis online no site do IV Congresso e poderão ser consultados no momento da tertúlia. Deste modo, o conferencista poderá fazer a sua apresentação na sua língua de conforto sem prejuízo da compreensão por parte dos demais integrantes do grupo.
2.2.1 Os temas
As tertúlias serão organizadas em torno de temas importantes nos debates sobre Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias no contexto dos Estudos Culturais. Privilegiaremos, portanto, as abordagens mais problematizadoras e menos descritivas. Sugerimos aqui algumas temáticas, mas não encerramos nelas o escopo deste IV Congresso, ficando livres os autores para contribuir com outras propostas:
1. Pós-colonialismos e políticas de identidades.
2. Descolonizações ou recolonizações?
3. Emigrantes em contextos coloniais e pós-coloniais.
4. Lusofonias visíveis, lusofonias invisíveis.
5. Questões de género em contextos coloniais e pós-coloniais.
6. Direitos humanos e construção da alteridade em contextos coloniais e pós-coloniais.
7. Pensar a descolonização da cultura: das marcas coloniais à re-imaginação do mundo.


2.2.2 Submissão de trabalhos
Poderão ser submetidos trabalhos individuais que serão agrupados pela organização do Congresso segundo a temática indicada pelo autor, bem como sessões fechadas, com no mínimo 3 e no máximo 5 participantes. Esta proposta (texto completo) deverá ser submetida numa das duas línguas oficiais do IV Congresso (português e inglês). No caso da proposta aceite ter sido redigida em português, uma versão em inglês deverá ser enviada até ao dia 30 de janeiro de 2014.
2.2.3. Regras de edição dos textos e apresentação dos trabalhos
Todas as línguas serão bem-vindas e poderão ser utilizadas na publicação eletrónica das atas do IV Congresso. No entanto, para o alargamento das possibilidades de disseminação do conhecimento no contexto internacional, solicitamos aos autores que entreguem os textos completos em duas versões, sendo uma na língua que preferirem e outra em inglês até ao dia 30 de janeiro.
Os artigos devem ter em 8 e 10 páginas; letra: Georgia 11 (texto), 10 (citações), 9 (notas de rodapé); espaço: 1,5 (texto), 1,0 (citações e notas); parágrafo: 10 pto; referências bibliográficas apenas no fim. 
A submissão dos artigos é feita através de um sistema que implica que os autores façam um registo prévio(http://www.estudosculturais.com/congressos/ocs-2.3.5/index.php/ivcongresso/cpcl/user/account)
4. Publicação
As atas dos trabalhos apresentados no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais serão disponibilizadas em formato digital com ISSN já na altura da realização do evento. Alguns trabalhos poderão posteriormente ser selecionados para publicação num número especial da Revista do Programa Doutoral em Estudos Culturais / Universidades de Aveiro e do Minho, Estudos Culturais – Revista Lusófona ou eventualmente num E-Book. Nestes casos, os autores serão devidamente consultados a respeito do seu interesse na referida publicação.
-------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: