15 de abril de 2012

Golpe de estado na Guiné Bissau


Nem sei já se é o 6º ou o 7º golpe de estado desde 1974…

Na verdade, há semanas que o mesmo se intuía, isto para quem conhece ou acompanha a vida na Guiné-Bissau. Tudo começou por volta de 1980, com o 1º golpe, desencadeado por Nino Vieira e depois daí o país tem vivido de golpe em golpe, infelizmente.

É pena, pois é um bonito país, na costa ocidental e África, a sul do Senegal, que a pouco e pouco se tem degradado e o povo a piorando a sua vida. Que saudades dos meus amigos lá (uns vieram para Portugal e fizeram bem). Que será do Augusto, do Lamarana e do Korobó? Que Deus os proteja é tudo quanto posso desejar para eles.

Há anos que “aterraram” lá uns narcotraficantes, que lograram obter o “apoio” dos militares, tendo inclusive os Estados Unidos, que nisso não têm “papas na língua”, classificado o país como um “narcoestado” e tudo aponta que têm razão.

Há anos também que se sabe que enquanto não forem desarmados os militares e postos boa parte dos seus “chefes” atrás das grades, bem como os seus patrões narcotraficantes, que a Guiné-Bissau não vai a lado algum. Será que desta vez a CPLP e quiçá a ONU e a CEDAEO têm a coragem de fazer o que já devia ter sido feito há muito? Duvido… mas o facto de Portugal ter posto no mar uma força naval só pode significar que a coisa está mesmo "preta" (sem qualquer intuito racista da minha parte).

Lamento. O pobre povo guineense merecia bem melhor e os portugueses que por lá andaram há 40 anos atrás, como eu, somos os primeiros a lamentar.

JPR

Força militar portuguesa parte rumo à Guiné-Bissau

LusaA Força de Reacção Imediata (FRI) das Forças Armadas portuguesas, composta por uma fragata, uma corveta e um avião P-3 Orion, partiu hoje ao início da tarde para a Guiné-Bissau, adiantaram fontes militares, embora, por enquanto se dirija à ilha da Madeira.

Nenhum comentário: