5 de julho de 2011

CAS noticia

A Casa Agostinho da Silva lamenta o falecimento de Otto von Habsburg.

Retransmitimos a notícia que nos chegou da equipa MVASM (www.expresso.pt)
5 de julho de 2011
A equipa do MVASM não poderia deixar de prestar esta homenagem a quem contribuiu para divulgar o acto de Aristides de Sousa Mendes.

Otto von Habsburg estava destinado a ser rei da Áustria, da Hungria, da actual República Checa, da Croácia, da Eslovénia, da Eslováquia, e da Bósnia-Herzegovina. No entanto, as convulsões e as guerras na Europa, assim o não permitiram e, em 1961, renuncia a todas as suas pretensões monárquicas e declara-se "um leal cidadão da república".
1940 - Fragmento de um visto de trânsito emitido por Aristides de Sousa Mendes
Mémorial de la Shoah - Musée Centre de Documentation Juive Contemporaine Nascido em 1912, Franz Joseph Otto Robert Maria Anton Karl Max Heinrich Sixtus Xavier Felix Renatus Ludwig Gaetan Pius Ignatius, designado como arquiduque Otto, filho do Imperador Carlos I, trazia a promessa de um grande futuro à Casa Real.
No entanto, com a Primeira Grande Guerra dá-se o desmembrar do império austro-húngaro e a família real é obrigada a exilar-se, na Madeira, durante algum tempo. Otto tinha, então, sete anos.
O tempo vai passando e a restauração da monarquia na Áustria e na Hungria parecia cada vez mais distante. É, em 1938, com a anexação da Áustria pela Alemanha nazi que terminam as expectativas de uma possível restauração.
A família von Habsburg está, novamente, a caminho do exílio; primeiro a Bélgica e, depois, a França. Mas, com a ocupação da França pelos nazis e a assinatura do armistício, os von Habsburg são obrigados, em Junho de 1940, a escolher, mais uma vez, um novo país de acolhimento.
Portugal foi o destino eleito e, com os vistos passados por Aristides de Sousa Mendes, então cônsul de Portugal em Bordéus, os vários membros da família real conseguem chegar salvos ao nosso país, onde permanecem por vários anos.
Após o final da guerra, Otto von Habsburg viria a viver, durante vários anos, em França e em Espanha. Em 1971, é eleito deputado europeu, pelo partido da direita bávara - o CSU, ocupando o cargo durante vinte anos, até 1999.
Otto von Habsburg morreu a 4 de Julho de 2011, com 98 anos.
O MVASM presta-lhe homenagem pela forma como, ao longo dos anos, contribuiu para a divulgação do acto de Aristides de Sousa Mendes.
(Fonte: RTP - Rádio Televisão Portuguesa)

Para conhecer a obra de Aristides Sousa Mendes, visitar o MUSEU VIRTUAL ARISTIDES SOUSA MENDES
http://aeiou.expresso.pt/museu-virtual-aristides-de-sousa-mendes=s25139#ixzz1RF7R2l2y

Nenhum comentário: