21 de abril de 2011

Mensagem agostiniana



Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros, se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu, do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus.

Se o Criador o tivesse querido juntar a mim, não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence.

São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.


2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Por isso sempre disse. Não devemos "defender" mas "promover a divulgação" do seu pensamento.

Normalmente, quando um existe fundador de uma ideologia, grupo, etc., seus seguidores dizem "Como reagiria nosso fundador numa situação destas?" Isto é em tudo anti-agostiniano, e uma das coisas que mais me atrai...

Roberto Moreno disse...

Penso, logo chego a conclusão que, para existir é preciso fazer uma boa amizade com um advogado e um jornalista, a sério e espiritualmente evoluído. – robertos morenos.