17 de abril de 2011

Agostinho da Silva por Santiago Naud


José Santiago Naud: poeta, ensaísta e professor pioneiro da Universidade de Brasília


"A seminal presença de Agostinho da Silva no Brasil é confirmação iluminada de sua generosa teoria civilizatória. À horizontalidade da abscissa que Roma edificou entre o Leste e o Oeste, ele soma a ordenada vertical que, unindo Norte e Sul, corrija os equívocos do poder indo-europeu e promova as coordenadas do Amor, como auguraram os "cavaleiros espirituais" da Renascença, que liam pelo avesso a palavra Roma. Harmonia da inteligência racional e emocial. No reino ideal, Portugal e Brasil conformam uma única nação, não obstante separada politicamente em dois Estados segundo a razão ou sem-razão das leis. O milagre axial dos Descobrimentos foi que o primeiro corpo multiplicou-se pelo mundo, agregando o diferente. Nesse sentido, hoje guarda enorme transcendência enquanto comunidade de povos, inspirada por sinal em idéia agostiniana e reconhecida oficialmente por novos governos constituídos. Tal fato se desvela à energia de sua literatura matricial, envolta no paradoxo porque é vigorosa conjunção de contrários, muito embora toda a sua complexa riqueza não tenha até agora morada condigna na confraria dos léxicos ou circunscrição dos compêndios. Já vale contudo como confirmação do princípio feminino, a mátria olvidada e profanada, trinitária Santa Marial medieval que tanto comovia, e opera nas águas históricas do Douro, Mondego e Tejo, recuados ao intemporal da pré-história. Também no templo da miscigenação e do sincretismo, os ilês afro-brasileiros, ele cruzava, como um sufi, Oxum e Iemanjá, que reúnem as águas das fontes, arroios e rios no imenso Oceano. Aí, quem sabe, explique a parapsicologia haver o escritor nascido sob o signo de Aquário. Assim, tudo quanto escreveu, falou ou praticou, singra a terceira margem do imenso rio ilusório que liga o tempo e a eternidade, onde o Padre António Vieira, mais um "sonho das eras português", igual a ele raie o sol futuro. A propósito, com a autoridade do historiador e do ensaísta, que o tempo viria a confirmar, o escritor Joel Serrão, um jovem professor alevantado contra os corporativismos e a mediocridade que topou nos começos da carreira, já em 1946 afetaria com intuição e percuciência o valor de Agostinho da Silva. Em torno do livro Vida de William Penn, que em edição particular o nosso autor publicava na série das suas Biografias, deixou escrito com clareza: "Em nenhuma obra literária portuguesa me parece ser mais vincada a indissolúvel unidade do homem e do escritor como na de Agostinho da Silva - e este facto é uma consequência, ao que creio, da inteireza mental e ética do homem". Ele "é um dos casos mais relevantes da cultura portuguesa dos nossos dias". "Pelo valor do homem, pelo seu talento literário (...) é, quanto a mim, um dos maiores, senão o maior escritor da língua portuguesa contemporânea".

Se o Leitor ainda não souber, esta Presença é um bom passo, certamente essencial."

(Texto recolhido de Presença de Agostinho da Silva no Brasil. / org. Amândio Silva e Pedro Agostinho; [pref.: Alma oceânica. José Santiago Naud]. - Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, p. 44-45)

Um comentário:

Wandick disse...

Que beleza de texto. Sintetiza belamente os ideias e a representação de Agostinho da Silva na literatura de língua portuguesa.