26 de junho de 2011

CAS cultural

Espetáculo das Festas Juninas 29 de Junho, Dia de São Pedro
ESPETÁCULO DAS FESTAS JUNINAS
29 DE JUNHO, DIA DE SÃO PEDRO






José JPeralta

É impressionante a força popular das Festas Juninas, no Brasil.
Ao chegar o mês de junho, as Festas desabrocham, por toda a parte. Explodem como um vulcão, espargindo alegria por toda a agente.
Nas cidades, nos campos e pelos sertões, as Festas Juninas desenvolvem-se com a mesma alegria, informal e contagiante. Reúne pessoas de todos os níveis sociais, solidariamente, divertindo-se num mesmo diapasão.
O povo brasileiro é um povo alegre e festeiro. Num mundo monetarizado e consumista, as Festas Juninas resistem cada vez mais revitalizadas, nos braços do povo, quebrando barreiras de espaços e de classes sociais. As Festas Juninas são festas de toda a gente.




As Festas Juninas, no Brasil, teoricamente, encerram-se com a Festa de São Pedro, no dia 29. Nada impede, no entanto que as Festas continuem até o começo de Julho, como acontece, em muitos lugares.
Em muitas regiões, há festejos organizados pelas autoridades públicas, em grandes espaços, e outros organizados pelas instituições, em datas diferentes. São eventos que atraem muita gente.
As Festas Juninas são espetáculos muito ricos e diversificados.
Dos Festejos no Brasil, fazem parte: a dança complexa da Quadrilha, o casamento caipira, as vestes típicas campestres, as comidas típicas, as músicas típicas, as bandeirolas, a fogueira e, eventualmente, o mastro de madeira roliça, os bambus verdes, as barracas, as brincadeiras, o bingo beneficente, o eventual churrasco, etc.
Guloseimas, brinquedos, brindes etc são oferecidos em barracas. Em muitos lugares cada barraca especializada é oferecida a uma Instituição Social.
As Festas Juninas têm também espetáculos de fogos típicos, não explosivos, como o vulcão, etc.
O lugar em que se realiza a Festa Junina é chamado ARRAIAL.
A sanfona e a viola são os instrumentos mais destacados no arraial.
No grande espetáculo das Festas Juninas, os personagens principais são as pessoas vestidas a caráter. As celebridades são as pessoas.
São as pessoas que abrilhantam a Festa.
Por todo o País, as Festas Juninas atraem muitos milhões de pessoas, nas cidades, grandes e pequenas, no campo e nos sertões mais longínquos.
É a nossa Festa mais democratizada e mais intensamente popular, onde todos se divertem por igual, sem etiquetas.
Com quintal ou sem quintal, milhões de famílias festejam as Festas Juninas também em família, reunindo os amigos.
Brancos, negros, índios e morenos sempre se confrater nizaram, nestas festas, onde todos convivem e se divertem com alegria.
Nas Festas de São Pedro, padroeiro das viúvas e dos pescadores, compete às viúvas a preparação dos festejos, com a ajuda de todos.
Na frente das casas, onde alguém tem o nome de Pedro, os moradores devem acender uma fogueira.
Neste dia, os pescadores fazem desfile festivo de barcos, nas águas, onde as houver.
Onde não há rio ou mar, as pessoas fazem em simulacros de barcos, em caminhões.
Em muitos lugares a Festa de São Pedro é encerrada com Missa Campal, seguida de show de artistas.
Estas são algumas das muitas e belas heranças, alegres e exuberantes que os portugueses nos legaram e que o povo revitalizou.

Nenhum comentário: