26 de junho de 2011

Lucubrações Lusófonas

Estando a trabalhar, às altas horas, as ideias foram acontecendo e correndo a uma velocidade alucinante, verdadeiras lucubrações.

O dia de S. João fez-me recordar a minha cidade natal, o Porto, onde esta festa acontece efusivamente.

Perto desta cidade está Guimarães, onde a Batalha de S. Mamede foi ganha no dia De S. João.

Aí começou Portugal, aí começaram as Festas. Aí começou a Lusofonia.

No entanto, meu coração noturno e inquieto sentiu “tiraram a lusofonia da lusofonia”.

A tiraram

O meu sono era grande, tanto lia da esquerda para a direita como da direita para esquerda, vi então esta expressão ao contrário

Mara Rita

Este nome significa Severa Alegre. Este parecia o estado do meu coração constrangido com a perda desse espírito entre muitos.

Ah, como eu queria que não fosse assim, para que a alegria pudesse estar em primeiro lugar. Para isso bastava colocar os pontos nos is e os is. E ficou

Maria Rita

Mas isso é o que este nome significa: a primeira na alegria.

Lusofonia, Porto, S. João, Maria Rita, foi inevitável lembrar-me da canção do grupo angolano Duo Ouro Negro, onde Maria Rita me pareceu a lusofonia personificada. Aproveitem e vejam imagens bonitas da minha cidade.


Nenhum comentário: