28 de junho de 2011

A História de Portugal por Helena Sanceau

História Portugal: aquele povo deixou de compreender o significado


Uma das funções da História é assinalar os fatos memoráveis e os exemplos para o presente e futuro. É por estes argumentos que sempre insisto em vos recontar algo do passado.
Na sua obra «Capitães do Brasil» , a escritora inglesa Helena Sanceau, apresenta-nos um quadro sugestivo da epopeia portuguesa em remotas paragens:

«De um lado do Atlântico vemos um pequeno reino agrícola, cuja população era inferior a 2 milhões, mas chegava para lavrar os seus campos. Este pequeno reino, que não possuía riquezas nenhumas, toma a seu cargo a guarnição de seis ou sete praças fortes em Marrocos, mantém uma cadeia de fortalezas e entrepostos comerciais desde África até ao Extremo Oriente, domina o Oceano Índico com seus navios, funda um estado junto da costa indiana e impõe o tributo a uma dúzia de reis hindus. E por uma forma ou por outra consegue fazer isto tudo».
Uma nação completamente ocupada com uma tarefa, acrescenta a escritora, que poderíamos mesmo dizer, demasiado pesada para o poder do Homem! E pergunta Sanceau:


«como pode este povo ocupar-se ainda do Brasil? É que os portugueses nunca tiveram quaisquer dúvidas de poder fazer uma coisa que quisessem. Os portugueses do século XVI tinham deixado de compreender o significado do impossível!»


Vossas palavras?



Fonte de informação


Nenhum comentário: